top of page
Buscar

PERTENCIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR

O ser humano, por se tratar de um ser social, necessita desde o momento do seu nascimento, pertencer a um meio que, inicialmente é o grupo familiar. Depois, outros meios vão surgindo, à medida que cresce: escola, clubes de lazer, grupos de amigos, trabalho, entre outros. Sentir-se inserido e aceito, nos diferentes meios, é uma necessidade que acompanha o ser humano durante toda a sua vida.

          Fazer parte da família, da escola ou de um grupo é ideal para o ser humano; e tal pertencimento é o que desperta o sentimento de importância, favorecendo o bem-estar físico e mental. Esse sentimento de importância está ligado ao respeito da dignidade e das diferenças de todo e qualquer cidadão.

          Sentir-se pertencente a um grupo e ao espaço escolar começa com o acolhimento diário, em todos os momentos, desde a entrada, as atividades em sala de aula, as conversas, o intervalo, as brincadeiras, até o momento da saída. É por meio desse acolhimento e desse sentimento de pertencimento, que as crianças ganham confiança e conseguem se expressar, sem se importar com críticas e/ou opiniões divergentes.

          A criança quando compreende e entende o pertencimento no espaço escolar amplia seu vocabulário quando se comunica, articula melhor suas palavras e suas colocações, consegue se expor com clareza, se fazendo entender, coloca suas ideias e pensamentos de maneira confiante e segura, pois ali é o seu lugar de fato!

          Na nossa escola, temos um espaço que privilegia os componentes curriculares, as relações interpessoais, a emoção e a afetividade, ou seja, um ambiente que oferece pertencimento. E quando isso é percebido e sentido pelas crianças, estar no espaço escolar é uma alegria contagiante, o ambiente se torna cada vez mais agradável e o compartilhamento proporciona melhor desenvolvimento.

          A criança, assim como todo ser humano, precisa se sentir acolhido, gostar de estar com o outro, sentir-se feliz no ambiente; é o senso de conexão, de identificação, de inclusão do aluno em relação à escola onde estuda. O espaço escolar deve ser diverso, ou seja, oferecer materiais e recursos variados que oportunizem o desenvolvimento de habilidades, de identidade, de crescimento social e emocional.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page